Ir para o menu

Detalhe do Projeto

Desenvolvimento e preservação à natureza

Minimizando impactos ambientais, projeto “Ecopolo” transfere tecnologias de ecodesign na confecção de vários produtos de madeira. Iniciativa dá chance a pequenas empresas adquirirem diferenciais para competir com pólos moveleiros.

O projeto "Ecopolo" se destaca como uma iniciativa de extrema importância para a região da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Desenvolvido pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, sob coordenação das professoras Roberta Vieira Gonçalves de Souza e Andréa Franco Pereira, financiado pela FAPEMIG e gerenciado pela Fundep, ele faz parte do Programa "Uso múltiplo de florestas renováveis", promovido pelo Governo do Estado.

A iniciativa integra uma ação contínua, inciada em 2002, que inclui uma série de outros projetos como o "Avalor", "Ecoselo e "Resíduo de Madeira de Eucalipto, os dois últimos também gerenciados pela Fundep. Em comum, um objetivo: valorizar a madeira do eucalipto e promover o desenvolvimento sustentável. A idéia nasceu quando a professora Andréa Franco percebeu que, trabalhando exclusivamente com madeira de eucalipto maciça e atendendo somente ao setor de móveis, as pequenas empresas da região tinham menos chances de competir no mercado.

Segundo ela, a opção pelo uso exclusivo desse tipo de madeira era ótima, mas precisava atender a outros setores ainda não explorados. A solução: diversificar a produção, abrindo a possibilidade para novos mercados. Colocada em prática, a iniciativa transfere tecnologias de ecodesign (tendência do design de produtos que minimiza impactos ambientais) e processos na produção de vários tipos de produtos de madeira, não apenas móveis. O resultado são produtos novos e inovadores, confeccionados com materiais renováveis, que possuem alto valor agregado, prontos para serem introduzidos no mercado da construção civil. Além disso, proporciona a preservação de florestas nativas, com o uso de florestas plantadas.

Projeto: Ecopolo
Área do Conhecimento:
Tecnologias
COORDENAÇÃO
Roberta Vieira Goncalves de Souza
FINANCIAMENTO / VALOR
FAPEMIG / R$ 121.360,13
EXECUÇÃO
Escola de Arquitetura da UFMG
imprimir | enviar a um amigo

Imprimir este projeto

Escolha os itens que deseja imprimir








Escolha o formato de impressão




Preencha os dados para enviar este projeto a um amigo:

Enviar este projeto a um amigo

BUSCAR PROJETOS

Preencha o formulário abaixo pra entrar na área do candidato
  1. a