Ir para o menu

Detalhe do Projeto

Inovações na pesquisa espacial no Brasil

Iniciativa propõe desenvolvimento de protótipos de sistemas com aplicações aeroespaciais que vão garantir economia e autonomia tecnologia para as pesquisas e projetos do Brasil

O projeto Sistemas Inerciais para Aplicações Aeroespaciais (SIA) tem objetivos ligados à instalação, no Brasil, de uma capacidade de produção de sistemas de navegação inercial (inertial navigation system – INS). O INS é um dos componentes mais críticos de um lançador espacial, uma vez que possibilita a guiagem e o controle da trajetória do veículo, essenciais para a correta inserção da carga útil em órbita, de modo autônomo, sem auxílio de qualquer sinal externo.

A iniciativa tem um caráter estratégico para o Brasil, visto que toda demanda desse tipo de sistema é adquirida no exterior e a comercialização é bastante restrita no mercado internacional. Além de garantir ao país uma economia em termos de importação de tecnologia, o projeto garante autonomia para o desenvolvimento de projetos aeroespaciais.

Um dos resultados do projeto foi a realização, a bordo do foguete de sondagem VSB-30, na Missão Cumã II, do experimento Sistema Dinâmico de Vôo (SDV). O SDV é uma espécie de caixa-preta para foguetes, composto por sensores que irão monitorar os lançamentos espaciais e fornecer informações da trajetória do foguete e do posicionamento de suas placas orbitais. A tecnologia é inédita no Brasil e poderá ser aplicada na navegação naval, terrestre e aeronáutica, além de ser útil para indústrias e pesquisas em robótica.


Área do Conhecimento:
Tecnologias
COORDENAÇÃO
Waldemar de Castro Leite Filho
FINANCIAMENTO / VALOR
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) / R$ 13.245.999,98 + 7.390.313,79
EXECUÇÃO
Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) / Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
imprimir | enviar a um amigo

Imprimir este projeto

Escolha os itens que deseja imprimir








Escolha o formato de impressão




Preencha os dados para enviar este projeto a um amigo:

Enviar este projeto a um amigo

BUSCAR PROJETOS

Preencha o formulário abaixo pra entrar na área do candidato
  1. a